Aprenda a enviar mensagens de cobrança de forma automatizada
A verdade é que receber pagamentos atrasados ou ter que lidar com inadimplências constantes dificulta a saúde financeira de qualquer negócio!
OLÁ - Relacionamento Receptivo com Integração Humana
07.02.2023 - 15:54:00 | 3 minutos de leitura
A verdade é que receber pagamentos atrasados ou ter que
lidar com inadimplências constantes dificulta a saúde financeira de qualquer
negócio. Nesses momentos delicados, é fundamental poder contar com ferramentas
de cobrança que entendam a hora ideal e a forma correta de mandar mensagens.
Continue a leitura desta matéria para compreender melhor este conceito e
entender como entrar em contato para negociar cobranças com clientes e
parceiros sem prejudicar seu relacionamento.
O que são as mensagens de cobrança?
Essa categoria de mensagens é enviada para aqueles seus consumidores que
precisam ser alertados sobre pagamentos em aberto, contas a vencer ou em
atraso, dentre outros casos mais específicos.
Uma mensagem efetiva deve conter: o débito do cliente, opções de pagamento,
novos prazos para negociação e principalmente, estar 100% personalizada para
não criar uma situação desagradável entre vocês.
Para não ter problemas judiciais ou acabar perdendo seu consumidor, é preciso
ter calma na hora de criar uma mensagem de cobrança. Por isso, confira as dicas
da Trestto que podem te ajudar nesse processo:
1. Crie um calendário de ações
Após um único dia de atraso no pagamento, já é possível
colocar o nome do devedor no SPC ou no Serasa. Contudo, essa não deve ser sua
primeira reação, justamente para manter o bom relacionamento com o cliente.
Opte sempre por desenvolver um cronograma para te ajudar a lidar com a
situação: envie uma mensagem no Whatsapp com lembrete antes e depois do
vencimento, por exemplo. Dessa forma, você garante mais segurança e transmite
confiança para o seu consumidor – podendo evitar futuras ou negociar antigas
inadimplências.
2. Personalize suas mensagens com antecedência
Nunca mande um áudio ou mensagem escrita rapidamente durante
o dia. Afinal, a correria do cotidiano pode fazer com que você esqueça de
incluir informações importantes ou soe rude sem perceber.
Crie um modelo padrão para cada situação específica e deixe tudo salvo em um
único arquivo ou pasta. Na hora de enviar, preste muita atenção para não se
esquecer de trocar informações particulares, como nome, valores e o tipo de
serviço prestado.
3. Faça bom uso da tecnologia
Além do WhatsApp e do e-mail como principal forma de
contato, você também pode utilizar nossas soluções inteligentes para se
aproximar de seus clientes e criar conexões únicas.
A boa notícia é que os nossos softwares integrados foram programados justamente
com o intuito de automatizar seus processos e auxiliar no envio das mensagens
de cobrança. Confira mais informações abaixo!
UNO e OLÁ: dupla de sistemas da Trestto que facilitam sua
rotina
Os produtos UNO e OLÁ foram desenvolvidos como ferramentas independentes, mas
podem ser utilizados de maneira complementar, para que você se conecte com o
seu cliente de forma cada vez mais simplificada, ágil e eficaz.
O UNO corresponde ao seu gerenciador de campanhas. Através dele, é possível
unificar todos os canais de comunicação da sua empresa com seus clientes em um
único dashboard.
Já o OLÁ, refere-se a plataforma multicanal desenvolvida pela Trestto para
aproximar sua empresa de novos e antigos consumidores. Essa inteligência
organiza e prepara mensagens personalizadas, de acordo com a realidade de cada
negociação
Mais em OLÁ - Relacionamento Receptivo com Integração Humana.
Leia mais
O que você precisa saber para dominar o atendimento por canais digitais de mensagensVocê sabia que cerca de 89% dos consumidores gostariam de se conectar a empresas que possuem canais de mensagens?Leia mais
O futuro da educação em parceria com a tecnologia.Cada vez mais vemos a tecnologia se fazer presente nos meios educacionais, não resta dúvidas que o futuro da educação é cheio de inovações tecnológicas,...